Trânsito será interrompido de segunda a sexta para obras no Viaduto da Uglione

Deni Zolin

Trânsito será interrompido de segunda a sexta para obras no Viaduto da Uglione

As obras de içamentos das vigas do segundo viaduto do Trevo da Uglione, que estavam previstas para a próxima quinta-feira, dia 15, terão um atraso. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desta segunda (12) até sexta-feira, será feita uma etapa preparatória e anterior ao içamento, que deve ficar para o início de janeiro.

Nesta semana, as equipes farão a chamada protenção das vigas, que é esticar os cabos de aço internos, o que provocará bloqueios no trânsito (veja quadro). 

Em janeiro, as vigas serão instaladas sobre os pilares. Sobre essas vigas, serão construídas as pistas do segundo viaduto do Trevo da Uglione, que será responsável pelo trânsito no sentido Urlândia-Duque de Caxias. Quando ele ficar pronto, provavelmente no 1º semestre de 2023, o trânsito no primeiro viaduto, que hoje está em mão dupla, ficará com fluxo apenas no sentido Duque-Urlândia.

Após o içamento das vigas, que será feito com grandes guindastes que ficarão no canteiro central, as construtoras poderão dar continuidade à escavação das trincheiras (pistas abaixo do nível do solo) e concluir o segundo pequeno viaduto que fará o trânsito na rotatória da Uglione.

Bloqueios desta segunda até sexta

Devido a serviço de protensão das vigas (esticar os cabos de aço internos), de hoje até sexta, a alça que liga a BR-392 e a Avenida Hélvio Basso será totalmente bloqueada das 8h30min às 17h (veja no mapa acima). Para a segurança dos usuários da rodovia e dos colaboradores, quem trafega pela BR-392 ou pela BR-287 (sentido Tancredo Neves -Uglione) e deseja acessar a Avenida Hélvio Basso deve se dirigir até a rótula do viaduto da Rua Duque de Caxias e fazer o retorno

O Dnit ressalta que, sempre que o serviço tangenciar a rodovia, o trânsito da via lateral (sentido Uglione-Itaara) ficará em uma pista. Esse trecho terá sinalização reforçada com delineadores e cones, além da equipe para a orientação de fluxo de veículos. Com trabalhadores e máquinas na pista, a velocidade máxima no trecho será de 40 km/h

Para evitar o bloqueio, veículos leves podem utilizar como rotas alternativas as ruas Aron Fischman, Cherubim Abelin e Dom Miguel Lima Val Verde, no bairro Dom Antônio Reis

Travessia Urbana

Apesar de o Dnit prever que toda a duplicação da Travessia Urbana será concluída até julho, diante da complexidade dos trabalhos, provavelmente vai atrasar. Na Uglione, ainda falta concluir o segundo viaduto grande, do pequeno viaduto e da trincheira. Perto dali, falta terminar a passagem inferior da Urlândia. Na saída para São Pedro, a passagem inferior da Vasco da Cunha está em fase final, mas deve ser concluída só em 2023, assim como a passarela do Bairro São João, ali perto.

Também será preciso concluir serviços complementares, como iluminação, revitalização da passarela da Urlândia, calçadas e a colocação de uma última camada de asfalto em alguns trechos da Travessia Urbana. As obras estão atualmente 95% concluídas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Restaurante inspirado em estação de trem só deverá funcionar em 2023 Anterior

Restaurante inspirado em estação de trem só deverá funcionar em 2023

Vovós cantam, dançam e desfilam no “Show das Vovozinhas” Próximo

Vovós cantam, dançam e desfilam no “Show das Vovozinhas”

Geral